Skip to content


Relato do lançamento do PDTI

Conforme divulgamos em um post anterior, a Prefeitura de Fortaleza realizaria um evento para lançamento de seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação na última quinta e sexta-feira.

Por ter participado como Assessor Técnico da SEFIN no desenvolvimento do PDTI, e por ser um tema de grande interesse para a comunidade de Software Livre (o PDTI foi totalmente focado em SL), estive presente na cerimônia, que ocorreu no auditório da FIC.

Foi uma oportunidade para rever alguns amigos, como o Silveira Neto, Marcelo Cavalcante, Alexandre Menezes e o Marcelo Branco, que abriu o evento com a palestra “Sociedade em Rede”.

Muita coisa boa foi divulgada:

  • Este ano serão capacitados dois mil servidores, e mais mil servidores ano que vem, através do pingüim-ônibus.
  • Em todas as licitações realizadas, está se exigindo código-fonte e repasse de tecnologia.
  • Os próximos programas a serem desenvolvidos pela Prefeitura terão seu código fonte disponibilizado sobre a GPL, a começar pelo sistema de controle urbano e de meio ambiente, que segundo a PmF talvez esteja sendo lançado no FISL.
  • Editais e iniciativas envolvendo cultura estão sendo promovidos através de licenças Creative Commons.

Na sexta-feira tivemos apresentações focadas. Gisele Oliveira falou sobre SL para Empresas. Vicente Aguiar abordou o desenvolvimento de Cooperativas de SL, mostrando a experiência da Colivre. Foram palestras boas. A Prefeitura pecou na divulgação tardia do evento, o que fez com que o público fosse baixo.

O PDTI segue com a elaboração do documento final, que deverá estar disponível sobre alguma licença livre na Internet.

Caso tenha alguma sugestão para o PDTI deixe o seu comentário, e aproveite para ler também o relato do Silveira Neto sobre o primeiro dia de evento.

Posted in Software Livre.

Tagged with , , , .


7 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Mario says

    Olá:

    Gostaria de ter acesso se possível ao PDTI de Fortaleza. Estamos organizando o Plano de Governo nesta área em Curitiba para a candidata do PT Gleisi Hoffmann. Voces tem algum relatorio ou endereço na WEB pra visitarmos? Agradeceria muito se vcs. pudessem enviar algum material.

    Mario L. Mello
    Curitiba-Pr

    Visite nosso Blog

    http://www.gleisi.com

  2. Frolic says

    Olá Mario,

    conversei com os responsáveis pelo PDTI. O documento final já foi entregue para análise, e deverá estar disponivel integralmente para download sobre licença creative commons no mês de abril.

    Divulgarei aqui assim que isto acontecer.

  3. Joaquim Garcia Badoch says

    Ola Eder,

    Ainda não está disponível o PDTI de Fortaleza?

  4. Frolic says

    Oi Joaquim,

    Infelizmente ainda não. 🙁

  5. Olavo says

    Olá Eder,

    Ainda não está disponível o PDTI de Fortaleza? (2)

    🙂

Continuing the Discussion

  1. » Lançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Fortaleza Blog do Silveira: Porque até pra fazer programa você tem que estudar linked to this post on 11/11/2007

    […] 1: o restante das fotos que eu tirei está aqui. bônus 2: O Eder fez esse post falando mais sobre o […]

  2. Prefeitura de Fortaleza lança Plano Diretor de Geoprocessamento, sobre Creative Commons | blog.edermarques.net linked to this post on 22/11/2007

    […] tambémRelato do lançamento do PDTILançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de FortalezaCiclo de […]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.