Skip to content


Prometeu e cumpriu: Prefeitura de Fortaleza inicia treinamentos em Software Livre para servidores públicos

Há alguns messes escrevi um artigo aqui relatando sobre o que a Prefeitura de Fortaleza estava fazendo envolvendo  Software Livre. De Março pra cá, muita água rolou, e não foi para debaixo da ponte. Vou comentar sobre duas coisas em especial: o PDTI e a capacitação de servidores.

No início de Julho foi assinado o contrato entre Prefeitura e o consórcio de empresas vencedoras da licitação – a gaúcha Propus e a cearense Bureau –  dando o ponta pé inicial nos trabalhos. Com uma atitude pioneira na administração pública, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação está sendo elaborado de forma que proporcione a participação da comunidade de Software Livre local e das empresas do setor. Por fazer parte da comunidade e atualmente estar trabalhando para a prefeitura, posso dar uma visão dos dois lados, sem ter medo sobre o que posso ou não comentar, já que não tenho o rabo preso por politicagem. 🙂Fortaleza Livre

Estou acompanhando o processo e sempre que encontrar algo digno de ser mencionado (quer positivo quer negativo) estarei postando aqui. Durante os próximos dias ocorrerá uma reunião com toda a comunidade (já houve encontros, mas foram menos formais),  e creio que outros comentários sobre o processo serão publicados.

Já falando sobre capacitação,  começaram nesta segunda os cursos para servidores municipais. Os cursos são de Broffice.org, Gnu/linux e Mozilla Firefox. A meta é capacitar 1200 servidores públicos. O pessoal de suporte ao usuário da Sefin, local onde trabalho e que já possui mais de 40 estações rodando gnu/Linux é que ficou feliz com a notícia, pois o número de chamados irá diminuir bastante. 🙂

A minha maior expectativa é para a inauguração do ônibus de capacitação,  que também já foi tema de artigo aqui no blog. Segundo informações do gabinete, isto deve acontecer até o início do mês que vem.

No meio de tanta lama envolvendo governos, pelo menos uma boa notícia. 🙂

Posted in Software Livre.


One Response

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Antonio Carlos Ribeiro Nogueira says

    Eder, acredito que este governo está ajudando muito a consolidação do software livre no Brasil. Apesar do poderio financeiro da Microsoft e outras Empresas que não desejam a implantação do Software Livre no Brasil (e também em boa parte do mundo), penso que, devagarinho, e, na medida do possível, estamos avançando. Ainda assim, algumas Agências Reguladoras (e isto eu já denunciei ao site de software livre oficial do Governo), resistem a disponibilizar formulários em outras plataformas que não seja exclusivamente windows, através de editor microsoft word. Uma destas Já que elas insistem em utilizar o word, acho que o Governo Brasileiro deveria exigir que ela disponibilizasse também para o Broffice. O Lobby é muito grande… Infelizmente.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.