Skip to content


Instalando o OpenWRT no roteador Wireless Linksys

Quarta-feira chegou meu novo brinquedo. Um roteador wireless Lynksys WRT54GL. Agora posso ter acesso sem fio em qualquer parte da casa. Mas como um geek que se preze, eu não poderia me contentar com as configurações padrões.

Este artigo descreve como instalar o Linux no equipamento, mostrando o percurso desde a escolha do equipamento até a instalação propriamente dita.

Escolhendo o roteador adequado

Existem vários modelos de roteadores Wireless disponíveis. Se incluirmos as diferentes versões de firmware, são mais de 20 opções, cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

Pelo que pude observar no wiki do projeto OpenWRT, as versões WRT54G até a 3.0 e a WRT54GL, que já vem com uma versão do linux instalada, são as melhores.

Infelizmente para saber qual a versão do firmware, é necessário ver os quatro primeiros digitos do número de série, ou seja, comprar via web é um tiro no escuro. Descobri duas coisas importantes.

  • Na versão WRT54G-LA , o LA é de Latin America. Faz sentido, mas na busca hávida pela versão com linux (WRT54GL), acabei achando que esse “L” remetesse ao sistema do pinguim.
  • A maioria dos roteadores vendidos são WRT54G, na versão 6.0. Esta versão possui apenas 2MB de RAM e 8MB de memória flash, metade do que é disponível na versão 4.0. Isso reduz grande parte das funcionalidades do OpenWRT (A parte de wireless-tools e interface gráfica, por exemplo, não estará disponível devido a falta de espaço)

Pesquisando na internet acabei achando uma loja virtual em São Paulo que tinha disponível em estoque o WRT54GL, que é justamente a versão com linux já instalado. Comprei-o e recebi em uns 10 dias (demorou pacas, mas chegou).
Testando o equipamento

Pra variar, o cd de instalação (na verdade de configuração do equipamento) que veio era pra Windows. Como eu estava no trabalho e aqui temos algumas máquinas com windows, não perdi tempo e a utilizei para fazer as tais configurações.

O Assistente de Configuração fez algumas perguntas, eu as respondi, e zaz, estava com o router configurado. 🙂

Testei o acesso com o meu celular, e rolou blz. Chega então o momento de instalar o OpenWRT.

Instalando o OpenWRT

A instalação é fácil e simples. Primeiro, baixe uma imagem. Eu optei por uma imagem do X-WRT, que é uma interface gráfica para o OpenWRT. Detalhe importante: como iremos atualizar o firmware do equipamento, assegure-se que o download da imagem foi feito corretamente. Para o WRT54GL, utilize a imagem openwrt-wrt54g-squashfs.bin.

Em seguida, acesse a interface web de gerenciamento do roteador (por padrão, o ip dele é 192.168.1.1), logue-se com o usuário admin e a senha fornecida durante a configuração.

Vá em Administratiom e selecione firmware upgrade. Selecione o arquivo de image, e clique em update.

Depois disso, é só reiniciar o roteador e pronto, ele já subirá com o OpenWRT!

Abaixo, um screenshot:

openwrt

Posted in Software Livre.


11 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Francisco says

    Caro amigo.

    Me ajude a encontrar a loja virtual onde adqueriu o Linksys WRT54GL
    Grato

  2. frolic says

    Olá Francisco.

    Após rodar bastante na internet, a loja onde comprei foi a shop Intercom.
    O endereço é:
    http://www.intercom2003.com.br

    Também havia encontrado na amazon:
    http://www.amazon.com/Linksys-Cisco-WRT54GL-Wireless-G-Broadband-Compatible/dp/B000BTL0OA/ref=pd_bbs_sr_1/102-9138307-6652164?ie=UTF8&s=electronics&qid=1184164169&sr=8-1

    Espero ter ajudado.

    []’s

  3. jalexandre says

    Há! Eu também tenho um destes.
    4 Meses estável como uma rocha.

    [ ] ‘s

  4. Márcio Dantas says

    Pessoal, qual a vantagem de se ter o openwrt no roteador (linksys) e não a interface que já vem com ele?

    É mais rápido? mais estável? oferece N recursos a mais?

  5. Frolic says

    São várias vantagens:
    – você tem um sistema de arquivos com suporte total a escrita;
    – você tem um sistema de gerenciamento de pacotes, onde pode instalar até o asterisk e openVPN.
    – você tem um ganho considerável de sinal.
    – é mais estável….

    Entre outros. Além disso, existem várias interfaces gráficas para a administração do openwrt. Vale a pena dar uma olhada na wikipedia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/OpenWrt

  6. paulo anderson says

    Caro amigo, estou verificando o roteador wireless WRT54GC, só que não tenho o manual dele, coloco o ip para entrar na configuração dele, ele entra, mas pede a senha, aí complicou, pois n tem o manual dele.Gostaria de saber qual a senha padrão desse wireless se possivel.
    Li em outros sites que qnd está configurando esse roteador, é dado uma senha,mas a pessoa que instalou aqui, n está mais.Se eu resetar o roteador wireless, vai pedir a senha inicial???
    se puder ajudar fico grato amigo.
    abraços.
    Paulo Anderson

  7. Frolic says

    Você ainda está com o sistema operacional nativo do roteador?

    Caso esteja, você pode dar um hard reset (segurar o botão de reset por uns 45segundos a 1 minuto).

    Feito isso, tente:

    – usuario admin e senha admin;
    -usuário em branco e senha admin;

    Um dos dois deve funcionar.

    []’s

  8. thaise says

    Qual a vantagem desse roteador frente a uma placa wireless??

  9. Frolic says

    Thaise,

    A placa wireless por si só não faz nada, a não ser permitir que o micro em que ela será conectada possa acessar uma rede wireless.

    O roteador me permite criar uma rede wireless e integrá-la com uma rede ethernet convencional, e fornecer tal acesso (por exemplo, acesso a internet atraves da rede ethernet em que eu tenho o meu modem adsl funcionando) para outras maquinas na minha LAN.

  10. Douglas says

    Amigo, soube que integraram o DisplayLink (monitor via USB) ao OpenWRT? Mas vim aqui mesmo é pra perguntar, hehe! Sabe se dá pra usar o OpenWRT + esse router como NAS (network atached storage)?

    Abraço!

  11. Gera says

    Oi amigos, gostaria de saber se alguém sabe dizer se o Senao engenius ESR-1221 Ext suporta esse firmware?, e se suportar, se eu posso coloca-lo em uma rede Gi-Link Mesh, e funcionaria sem problema algum ?.
    O AP linksys WRT54G com esse firmware posso coloca-lo em uma rede Gi-Link Mesh e funcionaria sem problema algum ?. Obrigado. Abçs.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.