Skip to content


Novos videos da campanha antispam do CGI.BR

Recebi um email do Cert.br informando sobre dois novos vídeos educacionais da campanha antispam do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br). Os dois primeiros vídeos, que já havíamos mencionado aqui, trataram sobre o funcionamento da internet e os riscos aos quais os computadores estão submetidos. Com um pouco mais que seis minutos cada, tais vídeos abordam, com uma linguagem fácil e animações divertidas, os principais problemas que um usuário padrão encontra em sua vida online.

Spam A defesa

O terceiro vídeo chama-se Spam e mostra desde a origem desta palavra até os tipos mais atuais de lixo virtual, como spim (Spam via instant messenger) e até mesmo spit (spam via telefonia ip).

Já o quarto vídeo, A Defesa, mostra a importância da proteção na internet, com o uso de firewall pessoais, antivirus e sistemas antispam. Também alerta ao usuário sobre a questão da atualização dos programas: de nada adianta um antivirus se ele está desatualizado. É até pior, pois dá uma falsa sensação de segurança. Além disso, dá algumas dicas sobre privacidade na internet e melhores práticas de navegação.

 

Os vídeos estão disponíveis no formato wmv e mov, mas infelizmente em nenhum formato livre. Além disso, são três resoluções diferentes para download: 320×240, 480×360 e 640×480.

Já enviei um email ao grupo de trabalho antispam do CGI.br sugerindo que eles também liberem tais vídeos em ogg theora. Aproveite e também faça esta sugestão.

Posted in Segurança.

Tagged with , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.