Skip to content


A estrutura organizacional do projeto Debian

Com a proximidade das eleições para líder do projeto (DPL) e notícias relacionadas na mídia, muitos usuários iniciantes acabam ficando um pouco confusos sobre a forma de organização adotada pelo Debian, e sobre a figura deste líder dentro do projeto.

Nesta série de 3 artigos, Vamos tentar solucionar essas dúvidas conhecendo um pouco da estrutura do Debian.>

  • Organização do Projeto

O Projeto Debian está organizado de acordo com a estrutura descrita em sua constituição, que estabelece os grupos e processos de decisão dentro do projeto. A figura abaixo (retirada da wikimedia) é uma aproximação dessa estrutura. Ela nos dá uma idéia dos mais importantes grupos e as relações existentes entre eles.

Debian OrganogramVejamos um pouco de cada estrutura.

  • Macro estruturas
  • Usuários

Como podem ver, são a maior estrutura do projeto. Todos os desenvolvedores, são, também, usuários, assim como os demais voluntários, o que promove uma maior integração entre o projeto e a comunidade (que é uma das prioridades e razão de ser do próprio projeto). Qualquer usuário pode se tornar desenvolvedor e entrar para o projeto, bastando ser aprovado no – exigente – processo. Porém não é necessário ser desenvolvedor para poder colaborar com o projeto (no próximo artigo veremos como).

  • Desenvolvedores

Segundo o banco de dados ldap, são atualmente em número de 1399 (incluindo os DDs que sairam do projeto, que por razões históricas têm suas contas mantidas – elas são apenas bloqueadas). Eles fazem parte dos vários grupos e sub-projetos, voluntariamente trabalhando em diversas áreas, como documentação, internacionalização, manutenção da infra-estrutura, entre outros.

  • Cargos oficiais
  • Líder do Projeto

De acordo com a descrição no site, O Líder do Projeto Debian (DPL, Debian Project Leader) é o representante oficial do Projeto Debian. Ele tem duas funções principais, uma interna e uma externa.

Na função externa, o DPL representa o Projeto Debian perante outros. Isto envolve dar palestras e apresentações sobre o Debian e participar de exibições, além de construir bons relacionamentos com outras organizações e companhias.

Internamente, o Líder do Projeto o gerencia e define sua visão. Ele deve conversar com outros desenvolvedores, especialmente com os delegados, para ver como ele pode ajudar os seus trabalhos. Assim, uma tarefa principal do Líder do Projeto envolve coordenação e comunicação.

Ele não possui super-poderes ou autoridade exarcebada. Suas funções estão definidas na constituição, entre elas:

– Nomear delegados ou delegar decisões ao Comitê Técnico;
– Tomar decisões que requeiram ação urgente;
– Tomar decisões para as quais ninguém mais tem responsabilidade;
– Usar um voto de minerva quando os Desenvolvedores votam.
– Junto com a SPI, tomar decisões que afetam propriedades guardadas em confiança para propósitos relacionados ao Debian.
O DPL é escolhido em uma eleição na qual todos os Desenvolvedores podem votar. O mandato é de um ano. Nove semanas antes do posto de liderança ficar vago, o Secretário do projeto inicia uma nova votação. Durante as primeiras três semanas, qualquer Desenvolvedor Debian pode se tornar um candidato para este posto se candidatando. Cada candidato envia sua plataforma e todos podem enviar questões para um ou todos os candidatos. As últimas três semanas consistem no período de votação durante o qual os desenvolvedores podem dar seus votos.

Atualmente o DPL é Anthony Towns, que pode ser contactado através do email leader@debian.org.

  • Secretário

Dadas as regras descritas na constituição e a estrutura organizacional definida para a tomada de decisões, faz-se necessária a figura de um secretário para coordenar esses processos.

Ele é apontado pelo Líder do Projeto e o Secretário atual. Caso o secretário atual e o líder do projeto descordem, eles precisam pedir eles devem pedir aos Desenvolvedores via uma Resolução Geral que nomeiem um Secretário.

O mandato é de 1 ano, após o qual ele ou outro Secretário precisa ser (re)apontado.

Entre as suas atribuições estão:
– Condução das votações;
– Ocupar a posição de outros oficiais;
– Interpretar a constituição, arbitrar qualquer disputa sobre a interpretação dela.

O Secretário do Projeto Atual é Manoj Srivastava , que pode ser contactado através do email secretary@debian.org

  • Comitê Técnico

Responsável por tomar a decisão final em disputas técnicas no projeto Debian. O Comitê Técnicoconsiste em até 8 Desenvolvedores e normalmente deve ter pelo menos 4 membros.

Seus poderes, descritos na constituição:
– Decidir em qualquer problema de política técnica.
– Decidir qualquer assunto técnico onde há sobreposição da jurisdição dos Desenvolvedores.
– Tomar uma decisão quando requisitado para tal.
– Juntamente com o Líder do Projeto, nomear novos membros para si ou remover membros existentes.

Atualmente o comitê técnico é formado por:
presidente: Bdale Garbee
membro: Andreas Barth, Ian Jackson, Steve Langasek, Raul Miller, Manoj Srivastava e Anthony Towns

O Comitê técnico pode ser encontrado através do email debian-ctte@lists.debian.org

  • SPI

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997 para ajudar outras organizações a desenvolver e distribuir software e hardware abertos. Tem sua sede em Nova York, EUA.
Embora não seja uma parte do projeto Debian, a SPI – Software for Public Interest – faz parte da organização do projeto. Ela foi fundada por Bruce Perens para agir como uma entidade legal para o projeto Debian, garantindo os direitos da marca registrada Debian, seus bens monetários e materiais, e representando legalmente o projeto. Além disso, a SPI pode receber doações que são dedutíveis do imposto de renda americano.

A SPI não tem autoridade sobre as decisões que são tomadas dentro do projeto Debian, da mesma forma que o Debian não tem autoridade sobre decisões da SPI que não sejam relacionadas ao uso das propriedades do projeto Debian administradas pela SPI.

Ela funciona como uma organização “guarda-chuva” para vários projetos, como PostgreeSQL, Drupal, Gallery, etc.

Ela é composta por 4 Officers (Presidente, Vice, Tesoureiro e Secretário) e uma mesa diretora.

Atualmente o presidente é Bdale Garbee . Você pode entrar em contato através dos emails listados na página de contato.

Estas são as estruturas oficiais. Em nosso próximo artigo iremos conhecer o grupo de delegados e suas atribuições. Até lá!

Posted in Debian.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.