Dando continuidade a nossa série de arquivos sobre monitoramento de servidores de correio, veremos agora a utilização de mais uma ferramenta, o Postfix Log Entry Summarizer, pflogsumm. Escrito em perl, tal aplicativo analiza o arquivo de log de correio, gerando um relatório completo de todo o tráfego, com dados bastante completos sobre o que entrou ou saiu do seu servidor, ou mesmo foi descartado ou rejeitado.
Instalação
#aptitude install pflogsumm
Configuração
Como iremos gerar relatórios diários e não desejamos que os dados sejam repetidos, precisamos configurar o logrotate. Edite o arquivo /etc/logrotate.conf, acrescentando as seguintes linhas:
/var/log/mail.log {
missingok
daily
rotate 7
create
compress
start 0
}
Agora precisamos criar um script em shell para executar o pflogsumm. Segue um exemplo:
#!/bin/sh
# retirado de http://www.howtoforge.com/mailgraph_pflogsumm_debian_etch
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin
gunzip /var/log/mail.log.0.gz
pflogsumm /var/log/mail.log.0 | formail -c -I”Estatisticas de Email” -I”From: pflogsumm@correio” -I”To: postmaster@meudominio.com.br” -I”Received: from correio.meudominio.com.br ([192.168.0.100])” | sendmail postmaster@meudominio.com.br
gzip /var/log/mail.log.0
exit 0
Salve-o em /usr/local/sbin/plogsumm.sh, tornando executável (chmod 755)
Por último, adicionaremos o script acima ao crontab, para rodar diariamente. Execute o comando crontab -e, adicionando as seguintes linhas no arquivo:
0 7 * * * /usr/local/sbin/pflogsumm.sh &> /dev/null
Com este conjunto de ferramentas, mencionado nessa série de artigos, você será capaz de saber tudo o que acontece com o seu servidor de email, no tocante ao tráfego de mensagens.
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.