Em muitos dos meus testes e laboratórios, necessito utilizar os mais diversos sistemas operacionais. De versões em desenvolvimento de distribuições gnu/linux, como Debian, Ubuntu, GnewSense, passando pelos *BSDs, até versões do Windows©
Foi assim que precisei passar a utilizar o Vmware Workstation no meu dia-a-dia (o Xen não suporta alguns s.o’s que necessito).
Este Artigo demonstra como instalá-lo no Debian Etch, inclusive em arquiteturas 64 bits.
Configuração do sistema
- Versão: Debian testing (Etch);
- Kernel 2.6.18-3
- gcc 4.1.2
Pacotes necessários
- kernel-package;
- linux-headers
- linux-kbuild
- linux-source
- gcc
- make
- build-essentials
Arquitetura AMD64
Se você está utilizando o Debian AMD64, o port do debian para a arquitetura 64 bits da amd, irá necessitar desses pacotes adicionais:
- ia32-libs;
- libpam0g;
- libdb2:
Instalação
Após ter instalado os pacotes do kernel, você tem duas opções. Gerar o seu próprio kernel ou usar a imagem já instalada. Optei pela segunda opção.
Neste caso, você precisará preparar o ambiente para que possa ser gerado o modulo do vmware. Então execute as operações abaixo.
Copie o arquivo config do kernel instalado para a pasta de fontes:
#cd /usr/src ; tar -jxvf linux-source-2.6.18.tar.bz2
#ln -s /usr/src/linux-source-2.6.18 /usr/src/linux
#cp /boot/config-2.6.18-3-amd64 /usr/src/linux
#make cloneconfig
#make modules_prepare
Baixe o pacote do vmware do site oficial, e descompacte-o em alguma pasta, por exemplo, /usr/local/src.
Entre no diretório vmware-distrib e sete o arquivo vmware-install.pl para executável, para utilizá-lo logo em seguida. O script de instalação nos fará algumas perguntas. Podemos escolher a opção default para todas elas.
Ao final, ele chamará o script de configuração (vmware-config.pl), o qual irá tentar subir um modulo pré-compilado do kernel. Provavelmente ele irá falhar, e então perguntar se você deseja que ele compile um módulo para você. É aí que entra nossa lista de dependências anterior. Informe sim para essa pergunta. O módulo será gerado com sucesso. 🙂
Após isso, o script de configuração fará algumas perguntas, principalmente sobre rede, nat, classes ip, etc. Escolha de acordo com as suas necessidades, e boa virtualização!
Instalei a versão 5.5.3 no etch, com kernel 2.6.18-686.
Após seguir os passos acima e rodar o vmware, estava tendo um problema quando clicava em “abrir uma vm existente”.
O erro é o seguinte:
(vmware:6633): libgnomevfs-WARNING **: Cannot load module `/usr/lib/gnome-vfs-2.0/modules/li bfile.so’ (/usr/lib/vmware/lib/libgcc_s.so.1/libgcc_s.so.1: version `GCC_4.2.0′ not found (required by /usr/lib/libstdc++.so.6))
Para corigir, chame o vmware através do seguinte comando:
VMWARE_USE_SHIPPED_GTK=yes vmware
Isso irá resolver o problema. 🙂
Estou tentando instalar o vmare workstation mas não consigo passar da opção ” What is the location of the directory of C header files that match your running
kernel? [/usr/src/linux/include]”….alguém poderia me ajudar….
Grato,
Rafael Daghetti.
Pelo erro, parece que vc não instalou os pacotes do kernel necessários para gerar o módulo. Cheque se todos os pacotes relacionados no artigo estão instalados. Mais expecificamente o linux-headers-, linux-kernel-headers, e linux-kbuild- .
Espero ter ajudado. 🙂