Skip to content


Acessando remotamente servidores *Unix com XDMCP

Que o X é um protocolo de rede, todo mundo está cansado de saber. Rodar programas gráficos sob SSH também é algo trivial. O que eu ainda não havia testado, por não ter tido necessidade prática, era o acesso ao servidor X remotamente, de modo a me logar em um dos mesmos (via xdm, kdm, ou ssh), até mesmo porque a maioria das operações nos servidores que fazem parte do meu dia a dia são feitas na console.

O fato é que precisei acessar a interface gráfica de meus servidores AIX (sim, eu também gerencio SOs proprietários). Embora a sala de servidores fosse ao lado da minha, como todo bom Admnistrador de Sistemas deve ser preguiçoso, pensei logo em uma maneira de não ter que me levantar da minha cômoda cadeira. A configurações são simples.

Configuração do Servidor

  • AIX

Para habilitar o XDMCP edite o arquivo /usr/dt/config/Xaccess e descomente as seguintes linhas:
* # grant service to all remote displays
* CHOOSER BROADCAST #any indirect host can get a chooser

Isso irá liberar conexões a partir de qualquer host. Porém, você pode limitar as conexões a partir de hosts específicos. Para isso, comente a última linha acima, substituindo-a por:
%hostlist host-a host-b

Onde host-a e host-b são os hosts de sua rede que podem se conectar no X remotamente.

  • Gnu/Linux

No meu caso, que utilizo o GDM como gerenciador de logins gráficos, bastou acrescentar as seguintes linhas no arquivo /etc/gdm/gdm.conf:
[xdmcp]
Enable=true

Acessando os servidores

Feitas as devidas configurações e reiniciado os serviços necessários, para acessar o servidor remoto, em um tty virtual qualquer digite:
$X -query [ip_do_servidor] :2

Voilá! Você está acessando uma nova sessão do ambiente gráfico de seu servidor, sem ter que se que se deslocar à sala (a maioria das vezes congelante) deles!

Caso você saiba como configurar em algum outro Sistema Operacional, deixe o seu comentário. 🙂

Posted in Admin. de Sistemas, Unix.


4 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Sergio Rafael says

    Você sabe como fazer o áudio sair nas caixinhas do cliente do servidor XDMCP ?
    Valeu!

  2. Glauco says

    Tô procurando como fazer isso em uma máquina cliente com Vista X64. não achei programa de código aberto que faça isso ainda.
    Se souber de algo, agradeço a ajuda.
    Ótimo blog

  3. Frolic says

    Oi Glauco,

    Você pode utilizar o cygwin. Basta instalar os componentes do X, e pronto, utilizar o mesmo comando acima no terminal dele. 🙂

  4. Admailton says

    Meu problema é meio parecido: Tenho um servidor AIX e quero rodar uma aplicação remota numa máquina linux (ubuntu), a aplicação é gráfica. Vcs podem me ajudar?



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.